I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise
O I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise tem como objetivo articular Psicanálise e Educação. Discutir – à luz da Psicanálise e da Filosofia – questões da contemporaneidade que atravessam a educação e residem além dos portões escolares. Uma ocasião para pensar sobre a criança e suas famílias; a criança e a escola; a criança e as novas formas de subjetivação.
É sabido que Freud considerava o educar e o psicanalisar “ofícios impossíveis”. O que pensar então sobre a educação dos psicanalistas, usualmente nomeada de “formação psicanalítica”? O impossível do impossível? A proposta deste encontro é tocar o impossível pelas beiradas, abordando questões que permanecem provocando o campo psicanalítico desde a sua constituição: a autenticidade do psicanalista; a homossexualidade nas instituições de formação psicanalítica e os lugares onde, atualmente, os psicanalistas se formam, produzem e transmitem o seu saber.
Data: 27 de setembro de 2014
Local: Cidade das Artes. Sala de Ensaio 1
Endereço: Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca – RJ- CEP: 22793-080
Informações:
freudiana@freudiana.com.br
Telefone: (21) 3149 3375
PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM
09h00 | Credenciamento| Café de Boas Vindas
10h00 | ABERTURA:
O lugar da Psicanálise nas instituições de Ensino
Moderador: Ronaldo Cunha / Psicanalista Membro Titular da Formação Freudiana
Profissionais:
• A Escola no Lugar da Família
Cesar Mussi Ibrahim
• A Escola e os Desafios Contemporâneos
Samanta Obadia
• A Escola e Seus Sintomas
Monica Donetto Guedes
(Tempo reservado a perguntas)
12h30 | Tempo para Almoço
14h30 | REINÍCIO :
EDUCA-SE UM PSICANALISTA?
Moderadora: Virgina Portas psicanalista, Membro Titular da Formação Freudiana
• Transferências Cruzadas, Transferências Nômades: Onde se Formam os Psicanalistas Hoje?
Daniel Kupermann
• A Autenticidade do Psicanalista: Entre Ferenczi e Lacan.
Daniel Migliani Vitorello
• A Homossexualidade na Formação Psicanalítica: História de Uma Regra Não Escrita
Lucas Bulamah
(Tempo reservado a perguntas)
17h00 I Lançamento do Livro Transferências Cruzadas
Uma história da psicanálise e suas instituições de Daniel Kupermann
17h40 | Coquetel
18h00I Encerramento
PUBLICO ALVO
Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Psicanalistas, Professores, Orientadores e coordenadores pedagógicos e demais interessados nas relações humanas.
Obs: Os participantes do Fórum receberão um certificado ao final.
TEMAS ABORDADOS
• A Escola no Lugar da Família
Cesar Mussi Ibrahim /Psicanalista, mestre em Psicologia pela
PUC – Rio de Janeiro.
• A Escola e os Desafios Contemporâneos
Samanta Obadia
• A Escola e Seus Sintomas
Monica Donetto Guedes / Psicanalista, Psicopedagoga e Membro Titular da Formação Freudiana
• Transferências Cruzadas, Transferências Nômades: Onde se Formam os Psicanalistas Hoje?
Daniel Kupermann / Psicanalista, membro da Formação Freudiana, professor do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), coordenador do Laboratório de Pesquisas e intervenções Psicanalíticas do IPUSP.
• A Autenticidade do Psicanalista: Entre Ferenczi E Lacan.
Daniel Migliani Vitorello / Psicanalista, doutorando no Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica do IPUSP, membro do Laboratório de Pesquisas e Intervenções Psicanalíticas do IPUSP.
• A Homossexualidade na Formação Psicanalítica: História de Uma Regra Não Escrita
Lucas Bulamah / Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica (USP), membro do Laboratório de Pesquisas e Intervenções Psicanalíticas do IPUSP.
SOBRE OS PALESTRANTES:
Cesar Ibrahim
Psicanalista, Mestre em Psicologia pela PUC-Rio, Professor da CCE da PUC-Rio. Iniciou a atividade clínica psicanalítica em 1984. Especializado em atendimentos a adolescente, adulto e família. A arquitetura emocional dos jovens é o tema de um longo e continuado trabalho de pesquisa do psicanalista. Junto às instituições de ensino, Cesar Ibrahim buscou compreender as dificuldades enfrentadas pelos educadores no delicado ofício de conduzir a formação de sujeitos, que devem ser capazes de se constituírem psiquicamente de uma forma autônoma.
Mônica Donetto Guedes
É psicanalista e membro da Formação Freudiana no Rio de Janeiro. O início de sua trajetória profissional e intelectual foi marcado pelo estudo da Pedagogia e da Psicopedagogia. É membro fundadora da Clínica Apprendere, espaço onde até hoje atende como psicanalista. Na área de Orientação Profissional desenvolve um projeto – a partir de uma abordagem clínica – que conduz o jovem até suas escolha por meio do autoconhecimento. Um dos aspectos predominantes na sua clínica é escutar o indivíduo que apresenta problemas escolares por questões que extrapolam sua capacidade cognitiva, interferindo diretamente no processo de aquisição de conhecimento. A orientação à família é um dos seus instrumentos mais importantes quando no acompanhamento de crianças e adolescentes. O livro “Em Nome do Pai, da Mãe e do Filho: Reflexões sobre a relação entre adultos e crianças”, é composto por artigos produzidos a partir das questões trazidas pelas famílias que ela vem acompanhando ao longo dos últimos anos. http://www.monicadonettoguedes.com.br
Samanta Obadia
Atriz, Filósofa e Psicanalista. Uma incansável estudante do gênero humano, que se propõe a ‘sacudir’ a poeira da infelicidade e da insatisfação presentes no cotidiano da família e do trabalho.
Clique aqui para saber mais sobre a participação de Samanta Obadia.
Daniel Kupermann
Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Professor-Doutor do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Psicologia pela UERJ (1988), mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (1992) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ (2002). Foi pesquisador do CNPq no Departamento de Psicologia da UFF. Tem experiência na área da Psicologia Clínica com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e clínica psicanalítica, sublimação e processos criativos, e subjetividades contemporâneas. É membro da comissão executiva da revista Psicologia USP, correspondente estrangeiro da revista francesa Topique e faz parte do corpo editorial das revistas Cadernos de Psicanálise (CPRJ), Cadernos de Psicanálise (SPCRJ) e Sig Revista de Psicanálise (SFAP).
Atuou como Professor Convidado na École Doctorale “Recherches en psychanalyse et psychopatologie” da Université Paris 7 – Denis-Diderot, em Paris. É também membro do Grupo de Trabalho “Psicanálise, subjetivação e cultura contemporânea”, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
É autor dos livros “Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições” (Escuta); “Ousar rir: humor, criação e psicanálise” (Civilização Brasileira) e “Presença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica” (Civilização Brasileira).
Lucas Bulamah
Psicólogo e mestrando em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo Ribeirão Preto. Especialista em Atendimento médico e hospitalar. Mestrando em Psicologia Clínica também pela Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Kupermann. Realiza uma investigação sobre a homofobia nas instituições de formação psicanalítica.
Daniel Migliani Vitorello
Psicanalista, doutorando no Programa de pós-graduação em psicologia clínica do IPUSP. Membro do Laboratório de Pesquisas e intervenções psicanalíticas do IPUSP.
Você pode se interessar também por:
TDAH – A Escola e seus sintomas