Segundo Paul Bercherie, em seu livro Gênese dos Conceitos Freudianos, a obra freudiana poderia ser dividida em quatro modelos metapsicológicos. Cada um deles estaria referido a uma “Matriz Clínica”: histeria, neurose obsessiva, psicose e melancolia.
No presente curso abordaremos a passagem da histeria como a “neurose paradigmática” para a neurose obsessiva. Nosso intento é o de comparar as anotações originais de Freud – verdadeiro Diário Clínico, com o texto final das Observações sobre um caso de Neurose Obsessiva [O Home dos Ratos]. No mesmo livro se encontram as anotações e o caso clínico de Freud. Pela primeira vez publicado no Brasil e traduzidos direto do alemão.
Quando, aos 29 anos, no primeiro dia de outubro de 1907, o jovem advogado Ernest Lanzer bateu na porta do consultório do Dr. Sigmund Freud, o que aconteceu? Como bem disse Noemi Moritz Kon: “o encontro entre Ernest e Freud acabou por mudar a história da psicanálise e, portanto, a história do Ocidente.”
São os meandros Clínico-teóricos desse encontro que abordaremos em nosso curso.
Bibliografia:
Bercherie, Paul. Génesis de los Conceptos Freudianos. Buenos Aires: Paidós, 1996.
Freud, S. O Homem dos Ratos. Observações sobre um caso de neurose obsessiva. Seguido das anotações originais sobre o caso. Porto Alegre [RS]: L&PM, 2021.
Mahony, Patrick. Freud e o Homem dos Ratos. São Paulo: Escuta, 1991.
Mezan, Renato. Escrever a Clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
Mezan, Renato. O Tronco e os Ramos. Estudos de história da psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.