O objetivo de nosso curso é abordar as principais contribuições de Winnicott para a psicanálise no que concerne especialmente à sua posição diante dos conceitos-chave de “pulsão” e de “eu”, enfatizando sua efetividade clínica e apontando para possíveis desdobramentos teóricos e/ou clínicos. Para tanto, será essencial ir e vir constantemente dos esboços de teorização do autor a partir do material clínico por ele trazido a outras ilustrações de casos. Três questões serão destacadas ao longo do curso: 1) a questão da constituição do “eu” de um ponto de vista que podemos denominar “transubjetivo”; 2) a questão do papel da realidade externa, vista primordialmente como relação intersubjetiva potencial ou como radicalmente ambientalista; 3) a questão do corpo e de muitos de seus males como resultantes diretos de processos de auto-afecção psíquica (a partir da noção winnicottiana de psicossoma). As leituras iniciais serão extraídas de duas obras de Winnicott: O Brincar e a realidade e Natureza humana.
Bibliografia:
Klein, Thaís. A Experiência para a psicanálise: sobre corporeidade, tempo e sentido. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Instituto de Psicologia, UFRJ. Não publicada, 2020. PDF.
Winnicott. D.W. Natureza Humana. Tradução de Davi Borgomoletz. Rio de Janeiro: Imago, 1971 / 1988. PDF.
Winnicott, D.W. O Brincar e a realidade. Tradução de José Octavio Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1971 / 1975. PDF.