Ludmilla PitrowskyPsicanalista e Psicóloga. Mestre e doutora em teoria psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Autora do livro “O eu, o isso e nosso: o espaço-entre na clínica psicanalítica” (Appris, 2021). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi.
Ementa:
Michael Balint, discípulo de Sándor Ferenczi, foi responsável pelo nascimento de perspectivas clínico-teóricas importantes para a psicanálise contemporânea. Sua capacidade criativa foi influenciada pelo seu vasto caminho na vida social da Hungria, permeada por experiências culturais e artísticas. Mas foi na Inglaterra, a onde é levado em decorrência das perseguições da Segunda Guerra, que Balint desenvolveu a maior parte de sua teoria. Seguindo o caminho de Ferenczi, seu principal objetivo era utilizar a psicanálise para alcançar o maior número possível de pacientes em sofrimento, respeitando as bases conceituais freudianas e questionando-as quando necessário.
A ideia do curso é compreender a proposta clínica de Balint para pacientes em processos regressivos. Será apresentado o contexto do desenvolvimento teórico do autor, suas bases na teoria e na clínica de Ferenczi, seu posicionamento diante da psicanálise freudiana, os conceitos fundamentais apresentados em sua obra, e sua proposta prático-clínica.