Introdução à obra de Melanie Klein: os pós kleinianos
com Ricardo Parente, quintas-feiras 14h30
Dando continuidade ao modulo “Introdução à obra de Melanie Klein: os pós kleinianos”, iremos apresentar as ideias de uma importante autora que enfatiza a observação atenta e sútil da situação analítica. Betty Joseph fez sua formação na fértil SPB (Sociedade Psicanalítica Britânica) da qual participou desde o início da década de 30 até o final dos anos 80.
Fez análise com Ballint e, posteriormente, com Paula Heinemann. Supervisão com Hanna Segal e foi aluna e colega de Bion, Winnicott entre outros. Assim estreitando laços de amizade, que foram determinantes e influenciaram a produção de seus artigos e ideias, além da sua relação com a própria Melanie Klein.
Josef desenvolve e amplia os conceitos de Klein. Seus artigos são eminentemente clínicos e repletos de minuciosos detalhes da relação analítica.
Sua observação aguçada das sessões, do estado emocional tanto do paciente quanto do analista, tem como proposta promover a mudança psíquica. Um de seus importantes conceitos, o de “equilibro psíquico”, busca compreender as ansiedades e defesas de um grupo de pacientes que não respondem as interpretações kleinianas. Ao longo de sua obra, podemos observar como Josef vai se desfazendo da técnica clássica da interpretação da transferência (baseada na história familiar) e, a partir das atuações do paciente e do analista, caminha para uma clínica que privilegia, ao invés do “saber sobre” a transferência, o “vivenciar na “transferência, no “aqui e agora”.
Conceitos como transferência, contratransferência e identificação projetiva são conceitos chaves para entender o pensamento clínico dessa importante psicanalista inglesa.
Bibliografia:
– M. Feldman & E.Spillius “Equilibro Psíquico e Mudança Psíquica – Artigos Selecionados”
Introdução – partes I, II, III e IV
– Josef, B
“Um aspecto da compulsão à repetição” (1959)
“O paciente de difícil acesso” (1975)
“O vicio pela quase morte” (1982)
– Mezan, R
“Entre Londres e Paris, 1945-1975: formação da psicanálise contemporânea” (2013)