Introdução à psicanálise de Winnicott
com Paulo Domenech Oneto, terças 16h
EMENTA:
Este curso tem por objetivo apresentar as principais contribuições de D.W. Winnicott (1896-1971) para a compreensão e tratamento do psiquismo humano a partir do saber psicanalítico erigido por Sigmund Freud (1856-1939).
Para tanto, começaremos com uma visão geral deste saber, destacando os seguintes pontos (eixos): 1) as duas tópicas do aparelho psíquico (Ics, Pcs, Cs / isso, eu, supereu); 2) os esboços de teoria pulsional; 3) a relação entre fantasia e realidade; 4) a nosografia e a etiologia do sofrimento psíquico; 5) a técnica baseada na associação livre e no mecanismo de transferência.
Em seguida, o curso pretende percorrer algumas das ideias-chave que orientam a proposta clínica winnicottiana (integração, holding, handling, self, maturação, capacidade de se preocupar, uso de objeto, transicionalidade, jogo / brincadeira, contra-transferência) na forma de um diálogo com os eixos mencionados acima. Poderemos, então, descortinar os desenvolvimentos e as mudanças de orientação que o psicanalista inglês procurou efetuar sobre o campo psicanalítico.
BIBLIOGRAFIA:
ABRAM, Jan. A Linguagem de Winnicott.
FREUD, S. Passim.
PHILIPS, Adam. Winnicott.
PLASTINO, Carlos Alberto. Vida, criatividade e sentido no pensamento de Winnicott.
WINNICOTT, D.W. PASSIM.