Posição depressiva e capacidade de se preocupar: as bases do desenvolvimento emocional em Klein e Winnicott
Quinta-feira às 10h com Paulo Oneto (Aulas presenciais com transmissão online).
O objetivo do curso é apresentar e discutir duas noções essenciais da chamada escola inglesa de psicanálise (“posição depressiva” e “capacidade de se preocupar”), conforme introduzidas respectivamente por Melanie Klein (1882-1960) e Donald Winnicott (1896-1971). Para tanto, procurarei focar num pequeno conjunto de textos, destacando quatro pontos:
1) o impacto de cada uma dessas noções sobre a linha-mestra da teoria psicanalítica;
2) a relação entre elas;
3) o lugar central que elas ocupam nas abordagens kleiniana e winnicottiana;
4) suas consequências para a prática clínica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KLEIN, M. “Contribuição à psicogênese dos estados maníaco-depressivos” [1934]. In: Contributions to psychoanalysis 1921-1945.
WINNICOTT, D.W. “A Defesa maníaca” [1935]; Desenvolvimento emocional primitivo” [1945], “A Posição depressiva no desenvolvimento emocional normal” [1954]. In: Through pediatrics to psycho-analysis, 1975. “O Desenvolvimento da capacidade de se preocupar” [1963]. In: Deprivation and delinquency, 1984.