Cursos de Férias – Janeiro 2021
No mês de janeiro a Formação Freudiana oferecerá os cursos de férias a seguir nos seguintes horários e dias:
Nas terças-feiras dias (05, 12, 19, 26) teremos: Iasmim Martins às 16h e Clara Akiko às 17h30 e nas quintas-feiras dias (07, 14, 21, 28) Paulo Domenech Oneto às 16h e Alexandre Costa às 17h30.
CURSO 1
DA CAÇA ÀS BRUXAS – RECONTAR A HISTÓRIA DAS MULHERES E RESISTIR: TRILHAMENTOS A PARTIR DE SILVIA FEDERICI
Terça-feira – 16h
com Iasmim Martins
Doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Graduada e Mestre em Filosofia pela UFRRJ. Membro da Formação Freudiana. Professora convidada da PUC-Rio e FGV.
* A filósofa Silvia Federici propõe uma releitura da história das mulheres, a partir de uma crítica à dinâmica do capitalismo desde a sua gênese. O livro Calibã e a Bruxa aborda uma série de questões históricas e metodológicas, que estão no cerne dos debates sobre a história das mulheres e a teoria feminista. A partir de uma leitura marxiana da acumulação primitiva, mas também de críticas à Marx e Foucault, no que diz respeito à questão das mulheres, a autora escreve uma obra filosófica e historiográfica para pensar
como o corpo se tornou elemento central e esfera de atividade para a constituição da feminilidade. Isto é, para ela, o corpo se torna o principal terreno de exploração das mulheres por parte do Estado e dos homens; o corpo das mulheres é forçado a operar como máquina de reprodução e acumulação de trabalho (não remunerado), embora esse mesmo corpo seja também terreno de resistência. A partir disso, a autora explica como o
corpo pode ser para as mulheres tanto uma fonte de identidade, como uma prisão. Para a filósofa, a perseguição às bruxas, tanto na Europa quanto no Novo Mundo, foi tão importante para o desenvolvimento do capitalismo quanto a colonização e a expropriação dos camponeses de suas terras. Atualmente, podemos ver os frutos e a continuidade dessa política de extermínio em prol de um suposto desenvolvimento econômico, bruxas, povos indígenas, negros, loucos, entre outros. Desse modo, o presente curso pretende apresentar uma releitura da história das mulheres e os modos e
expressões da resistência das mulheres no Brasil e em outros lugares do mundo.
Distribuição do curso:
Caça às bruxas dos séculos XV ao XVIII – Perseguição e extermínio de mulheres, sobretudo na Modernidade.
Fofoca (gossip) – O silenciamento das mulheres e a distorção do sentido do termo “fofoca”: Interdições do discurso.
Caça às bruxas atualmente – Novas e Velhas formas de silenciamento das mulheres e de outras minorias.
CURSO 2
SOLIDÃO, UMA POSSESSÃO VALIOSA
Terças-feiras – 17h30
com Clara Kishida
Psicanalista. Membro Fundadora da Formação Freudiana.
*Ao examinar a capacidade de ficar só, Winnicott afirma partir do pressuposto de que esta capacidade é um dos mais importantes sinais do amadurecimento emocional. Contudo, muitas pessoas podem tornar-se cedo capazes de apreciar a solidão e mesmo valorizá-la como sua possessão mais preciosa. Não ser capaz de ficar só pode significar, por sua vez, exposição a um sofrimento além do imaginável.
Como compreender as considerações acima se a solidão é vista, majoritariamente, como uma experiência negativa, como sinal de uma exclusão dos modos de ser e sentir no mundo regidos pela sociabilidade, e de inadequação aos circuitos de trocas materiais ou libidinais?
Winnicott postula a não coincidência do estar só e do ser solitário. Chaim Katz, em O coração distante: ensaio sobre a solidão positiva, valoriza o estar só sob a denominação de solidão positiva, apontando variadas modalidades pelas quais se presentifica, e as elabora juntamente com outras formas de solidão ditas negativas. Em seu entender, “o homem é um ser paradoxal, destinado a ser com (e como) os outros, ao mesmo tempo em que deve “insistir no seu próprio”, no que não se inscreve enquanto Lei”.
O objetivo deste curso é discutir essas questões a partir da leitura do livro de Katz acima citado,
Leituras básicas:
Katz, Chaim. O coração distante: ensaio sobre a solidão positiva. S. l: Editora Revan, 1996.
WINNICOTT, D.W. “A capacidade para estar-só”. In: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982
WINNICOTT, D.W. “Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos. In : O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.
CURSO 3
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-CLÍNICAS DE WINNICOTT PARA A PSICANÁLISE EM DIÁLOGO COM A IDÉIA ESQUIZOANALÍTICA
Quintas-feiras – 16h
com Paulo Domenech Oneto
Doutorado de Filosofia (Université de Nice), com pós-doutoramento em Psicanálise e Estudos Psicossociais (University of London, Birkbeck).
*O objetivo deste minicurso é apresentar a novidade da abordagem de
Donald Winnicott (1896-1971) no âmbito da psicanálise em termos de duas orientações fundamentais (ambiental e transicional), procurando abrir um diálogo com a ideia de uma “esquizoanálise”, conforme esboçada por Félix Guattari ao lado do filósofo Gilles Deleuze.
Programa:
Aula 1: A afirmação psicanalítica da atividade inconsciente e suas estratégias
terapêuticas em Freud e Winnicott.
Aula 2: O paradigma ambientalista e a questão da transicionalidade.
Aula 3: a esquizoanálise de Félix Guattari e Gilles Deleuze como crítica positiva ao paradigma familialista, falocêntrico e significante.
Aula 4: o que a contribuição de Winnicott teria a ver com as tarefas positiva e
negativa da proposta esquizoanalítica?
Bibliografia:
BIRMAN, Joel. Freud e a Filosofia.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O Anti-Édipo.
FREUD, S. Compêndio de psicanálise.
GREENBERG, J.R. & MITCHELL, S. Relações de Objeto na Teoria Psicanalítica.
PHILLIPS, A. Winnicott.
WINNICOTT, D. Da Pediatria à psicanálise. O Brincar e a realidade.
CURSO 4
TRAUMA EM FREUD E FERENCZI
Quinta-feira às 17h30
com Alexandre dos Santos Costa
Psicanalista, Membro Titular da Formação Freudiana, Coordenador de Ensino e Finanças da FF.
*Esse curso pretende tratar da questão do Trauma na obra de Freud e Ferenczi, cortejando teoria e clínica.
Os textos abordados serão os seguintes:
1) “Psicoterapia da histeria” (1895) de J. Breuer & S. Freud,
2) “Além do princípio de prazer” (1920) S. Freud
3) “O problema econômico do masoquismo” (1923)
4) “Mal estar na civilização” (1930)
5) “Revisão da teoria dos sonhos” (1932)
Do psicanalista húngaro Sandor Ferenczi tais como
1) “Transferência e introjeção” (1908)
2) “O Desenvolvimento do sentido de realidade e seus estágios” (1913)
3) “O sonho do bebê sábio” (1923)
4)”Adaptação da família à criança” (1928)4)
5) “Elasticidade da técnica psicanalítica” (1928)
6) “O problema do fim de análise” (1928)
7) “A criança mal acolhida em sua pulsão de morte” (1929), 8) “Princípio de relaxamento e neocatarse” (1930)
9) “Análise de crianças com adultos” (1931)
10) “Confusão de línguas entre os adultos e a criança” (1933).
VALORES
– Público geral: curso avulso R$120,00 ou 4 cursos por R$ 380,00. (INSCRIÇÃO PELO SYMPLA):
– Membros em formação: isentos do pagamento.
– Alunos novos que ingressaram na formação durante a pandemia pelo dispositivo remoto: R$ 280,00. FALAR DIRETAMENTE COM FABIANA.