Entre Pontos
Evento de encerramento do ano letivo de 2015. Evento para alunos e Membros da Formação Freudiana.
ENTRE-PONTOS: “COMO ESCUTAR O INFANTIL NA CLÍNICA”
Convidado: Chaim Katz
COORDENAÇÃO: Suzana Nolasco (Titular da Formação Freudiana)
DIA E HORÁRIO: 15 de Dezembro de 2015, terça-feira, às 20h30.
LOCAL: Av.das Américas, 500, Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca.
O entre-pontos tem como objetivo, a partir do tema proposto, ligar pontos entre o saber apresentado e o saber produzido, a partir daí. Provocar pensamentos, reflexões, quiçá ações! Sempre com o olhar nos legados psicanalíticos e nos acontecimentos da contemporaneidade.
…”Se, no momento dessa fase de ternura, se impõe ás crianças mais amor, ou um amor diferente do que elas desejam, isso pode acarretar às mesmas consequências patogênicas que a privação de amor até aqui invocada. Levar-nos-ia muito longe falar aqui de todas as neuroses e das consequências caracterológicas que podem resultar do enxerto prematuro de formas de amor passional e recheado de sentimento de culpa num ser ainda imaturo e inocente. A consequência só pode ser esta confusão de línguas a que fiz alusão no título desta conferência”
(Confusão de línguas entre os adultos e as crianças) – Ferenczi
“Mas a Criança sente o mesmo susto se suas sensações genitais foram prematuramente forçadas pois, o que a criança deseja, de fato, mesmo no que diz respeito às coisas sexuais, é somente o jogo e a ternura e não a manifestação violenta da paixão”.
(Princìpio de relaxação e neocatarse) – Ferenczi
“…É pois, do reino da subjetividade, que emergem as marcas formadoras do sujeito humano, sujeito este atravessado pela linguagem, Encontro de línguas estranhas. Confusão de línguas onde, o adulto da paixão, sem controle, submete a criança em sua ternura, condenando-a, na maior parte das vezes, ao silêncio do horror e consenquente clivagem e identificação ao agressor. Este é um mundo onde a palavra perde sua elasticidade, sua capacidade significante da dor, pela via do amor. Sua propriedade de encarnar uma pluralidade de sentidos. A criança perde as carnes que lhe ancoram o corpo. É matar ou morrer. Ou ainda… Viver custe o preço que custar!”
Suzana Schmidt Nolasco
Sugestão para leitura:
-1928 “A adaptação da família à criança”
-1929 “A criança mal acolhida e sua pulsão de morte”
-1931 “Análise de crianças com adultos
-Confusão de línguas entre os adultos e a criança