Eros, o “construtor de cidades”: de Sigmund Freud a André Green
Terça-feira às 16h – com Hélcio Aranha
“(…) Uma voz racional calou-se. Sobre a sua tumba, a família do Impulso pranteia um ente querido. Eros está triste, o construtor de cidades; chora a anárquica Afrodite.”
Em memória de Sigmund Freud. Poemas. W. H. Auden.
Dando prosseguimento aos nossos estudos do ano passado, centrados na questão da pulsão de morte, este semestre partiremos da seguinte indicação de André Green: “(…) É impossível dizer o que quer que seja da pulsão de morte sem se referir ao outro termo do par que ela forma com a pulsão de vida, numa articulação conceitual indissociável. O corolário disto é que para termos uma ideia mais precisa da pulsão de morte, somos obrigados a avançar mais na teoria que Freud nos dá das pulsões de vida ou de amor. (…)” [1]
Neste segundo semestre abordaremos, segundo a expressão de Pierre Fédida, a “subversão freudiana” da palavra Amor/Eros ao longo da obra de Sigmund Freud rumando para uma “reformulação contemporânea do Eros” segundo a proposta de André Green.
[1] André Green. A Pulsão de Morte. São Paulo: Editora Escuta, 1988. Pg.: 58.
Bibliografia Básica:
Fédida, P. Clínica Psicanalítica. Estudos. São Paulo: Editora Escuta, 1988.
Freud, S. A Correspondência Completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess (1887-1904). Rio de Janeiro: Imago, 1986.
Freud, S. Fundamentos da clínica psicanalítica. Observações sobre o amor de transferência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. (Obras incompletas de Sigmund Freud).
Freud, S. Amor, Sexualidade, Feminilidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Obras incompletas de Sigmund Freud).
Freud, S. Psicologia das Massas e análise do Eu e outros textos. (1920-1923). Obras Completas Volume 15. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Psicologia das massas e análise do eu. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
Gay, Peter. A Paixão Terna. A experiência burguesa da rainha Vitória a Freud. Volume 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Green, André. As Cadeias de Eros. Actualidade do sexual. Lisboa: Climepsi Editores, 2000.
McDougall, Joyce. As Múltiplas Faces de Eros. Uma exploração psicanalítica da sexualidade humana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Schneider, Monique. La Cause Amoureuse. Freud, Spinoza, Racine. Paris: Le Seuil, 2008.