ATIVIDADES
A Formação Freudiana realiza, durante o período de férias, uma programação especial de cursos voltados ao estudo teórico e à articulação clínica em psicanálise.
Segue abaixo a grade de programação:
A Psicanálise, a Feminilidade e a Mulher
Datas: 13 e 27 de janeiro; 03 e 10 de fevereiro de 2026
Horário: 17h30 às 19h
Modalidade: Online
Docente: Iasmim Martins
Professora, Pesquisadora e Psicóloga/Psicanalista. Doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Mestre em Filosofia pela UFRRJ. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela UFRRJ. Graduada em Psicologia (UVA). Cursou Estágio pós-doutoral em Filosofia na UFRJ sobre feminismo e reescrita da história das mulheres (2021), sob supervisão de Carla Rodrigues. Cursa Pós-graduação em Psicologia Jurídica (Gran Faculdade). É professora convidada do curso de Especialização em Fil. Contemporânea PUC-Rio (das disciplinas de Ética e Teoria Crítica) desde 2017, dos cursos de MBA da FGV (Ética e Sustentabilidade e Filosofia e Sociologia para gestores). Psicanalista com foco na intervenção clínica com crianças, adolescentes e adultos, saúde da mulher, violência de gênero e Autismos (Participante do Fórum do Campo Lacaniano Rio de Janeiro – FCL-Rio, pertencente a Federação e a Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano).
Sobre o curso: O presente curso pretende debater conceitos fundamentais da psicanálise freudiana e lacaniana acerca do tema: mulheres e feminilidade a partir da perspectiva crítica de filósofas, teóricas da psicanálise e psicanalistas, com o intuito de problematizar alguns conceitos psicanalíticos e discutir questões como: gênero, raça e colonialidade e, desse modo, pensar com, contra e para além da psicanálise. Para isso, recorreremos a autoras (es) tais como: Freud, Lacan, Butler, Preciado, Drucilla Cornell, Lélia Gonzalez, Silvia Alexim, Maria Rita Kehl, entre outras.
Ateliê Clínico de Marion Minerbo
Datas: 15, 22 e 29 de janeiro; 05 de fevereiro de 2026
Horário: 17h30 às 19h
Modalidade: Híbrido (presencial e online)
Docente: Márcia Dias
Bacharel em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Psicologia Clínica pela PUC- Rio. Membro Titular da Formação Freudiana. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Coordenadora de Formação e da Clínica da Formação Freudiana.
Sobre o curso: Pensar a clínica é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras para a formação de um analista. Articular conceitos que aprendemos teoricamente com o que se escuta no consultório é uma tarefa que exige habilidade e sensibilidade clínica, principalmente para não transformar a escuta apenas num meio de verificar aquilo que nos diz a teoria. Trazer o livro sobre o ateliê clínico da Marion Minerbo, é lançar a possibilidade de uma costura, sobretudo a partir dos desafios que a clínica nos convoca.
Introdução ao Estranho
Datas: 15, 22 e 29 de janeiro; 05 de fevereiro de 2026
Horário: 16h às 17h30
Modalidade: Online
Docente: Soraya Magalhães Pinto Homem
Psicóloga (2001) e Mestre em Psicologia Clínica (2005) pela PUC-Rio, Psicanalista Membro Titular da Formação Freudiana, Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, participou de pesquisa de nível II do CNPq, autora do livro “O Estranho no Contemporâneo: Estranhar é preciso, estranhar não é preciso”, coautora do livro “Relacionamentos não nascem prontos”, Participou da 14ª Conferência Internacional Sándor Ferenczi com o trabalho “A lua cheia me reduz a pedacinhos: Ferenczi e a clínica do Estranho”, atende em consultório particular e de modo remoto desde 2001.
Sobre o curso: Freud, ao escrever o ensaio “das unheimliche”, traduzido inicialmente no Brasil como “O estranho”, preocupou-se em enumerar e classificar diversos fenômenos psíquicos e obras da literatura da época verificando se estes eram dotados ou não de estranheza, e afirmava ser esta uma temática pouco explorada até então, contando apenas com o texto de Ernst Jentsch de 1906, intitulado “a psicologia do estranho”. O curso explorará o mesmo caminho traçado por Freud, partindo do texto de Jentsch, para que possamos contextualizar e discutir como esses fenômenos podem ser localizados na contemporaneidade. Além disso, será feita a leitura e análise do conto “O homem da areia” de E.T.A. Hoffmannn, obra utilizada por estes dois autores para ilustrar algumas formas de aparição da estranheza.
Valores
• R$ 200,00 por curso
• R$ 450,00 no pacote com os três cursos
Inscrições 📲
As inscrições devem ser realizadas pelo WhatsApp da Formação Freudiana: (21) 97721-2588
“Eu sou muitos: Chaim Samuel Katz e a Formação Freudiana”
Um documentário que apresenta, através de vários psicanalistas que conviveram com Chaim Samuel Katz, e do próprio Chaim, a construção da Formação Freudiana.
Estes psicanalistas se juntam ao pensamento provocador do Chaim e fundam a Formação Freudiana.
Como seria possível acolher o sofrimento daqueles que procuram a psicanálise, sem propor-lhes a obediência em troca?
Esta foi a aposta da Formação Freudiana, intensificada pelo Chaim, através de uma clínica, que respeitando rigorosamente a teoria, não se reduz a ela.
O documentário é a história desta aventura e dos afetos que nos fazem a ela pertencer.
Assista:
