Fundamentos Psicanalíticos
Terça-feira às 10h – com Luiza Atalia Fontes
Em continuidade ao semestre anterior seguiremos “a bruxa metapsicologia”; – forma que Freud se refere à série de ensaios que publicara com o título: “Zur Vorbereitung einer Metapsychologie“ (Preliminares à uma Metapsicologia) Ensaios que irão fundamentar e aprofundar suas hipóteses teóricas advindas das emergências clínicas.
O Inconsciente, Complemento Metapsicológico à Teoria dos Sonhos e Luto e Melancolia serão os artigos estudados no período.
A partir da análise do variado e extenso universo dos lapsos e atos falhos emergentes na vida cotidiana, Freud comprova sua determinação inconsciente e afirma: “….ao descrever um processo psíquico inconsciente em seus aspectos dinâmico, tópico e econômico, trata-se de uma exposição metapsicológica” (Garcia-Roza, 1991). Ao final de; “A Interpretação dos sonhos”, Freud afirmara a existência dos processos de pensamentos inconscientes, o desejo presente na vida anímica e o fenômeno do recalcamento. É por aí que vamos continuar.
Bibliografia:
FREUD, S. Obras Completas Vol 12 “Introdução ao Narcisismo, Ensaios de Metapsicologia e outros textos” (1914-1917) Tradução Paulo César de Souza SP: Companhia Das Letras FREUD, 1915. O inconsciente. (DasUnbewusste)
FREUD, 1917 Complemento Metapsicológico à Teoria dos Sonhos. (Metapsychologische Ergãnzung Zur Traumlehre) Luto e Melancolia (Trauer und Melancholie) Com o texto Traduzido por Marilena Carone
FREUD, S. Obras Psicológicas. Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente, vol 2 Imago. ASSOUN, P.L. Metapsicologia Freudiana uma introdução, 1993 ROZA-GARCIA L.A. Introdução à Metapsicologia Freudiana vol. 3 Artigos de Metapsicologia (1914-1917): Narcisismo, pulsão, recalque, inconsciente.