Lendo Bion: A teoria do pensar
com Cristiana Pondé, terças 11h30
A proposta desse curso é estudar alguns conceitos da obra de Bion a partir do livro Aprender da experiência (1962) e em trabalhos de psicanalistas pós-bionianos. Tentaremos privilegiar os conceitos de: rêverie, elementos-beta, função alfa, barreira de contato, continente e contido. Segundo Ogden, existem dois períodos contrastantes na obra de Bion que se baseiam em conjuntos sobrepostos, embora claramente diferentes. O primeiro consiste em todos os seus escritos até e incluindo o Aprender da experiência; o segundo se inicia com Elementos da psicanálise (1963).
Portanto, daremos continuidade aos estudos das proposições de Bion, iniciados no semestre passado, no âmbito da sua Teoria do Pensar e pertencente ao período nomeado por Ogden (2010) como o “Bion inicial”. Será nosso propósito, também, o de discutir a experiência singular da leitura de Bion e para tanto, seremos guiados pelo texto Lendo Bion (Ogden, 2010).
Bibliografia:
Bion, W. Aprender da experiência. São Paulo: Blucher, 2021.
Leon, G.; Sor, D. e Bianchedi. Introdução às ideias de Bion. Rio de Janeiro: Imago, 1973.
Ogden, T. H. Lendo Bion. In: Esta arte da psicanálise: Sonhando sonhos não sonhados e gritos interrompidos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
Ribeiro, M. A intuição psicanalítica e a reverie: captando fatos ainda não sonhados. In: Vastas emoções e pensamentos imperfeitos> Diálogos bionianos. São Paulo: Blucher, 2023.