Mini currículo do ministrante:
Médico-psiquiatra e mestre em atenção psicossocial pela UFRJ; psicanalista, membro titular da Formação Freudiana.
Ementa:
Este curso tem como objetivo explorar a interseção entre psicanálise, saúde mental, atenção psicossocial. Conduzidos pela ideia de autonomia de Castoriadis, a partir das obras de Paulo Amarantes, Rozana Onocko, Patrícia Deggan, os participantes serão convidados a refletir sobre como a psicanálise pode contribuir para práticas de cuidado em saúde mental que considerem a singularidade do sujeito, os marcadores sociais das diferenças, a importância de uma abordagem psicossocial que valorize a cidadania e a inclusão social, e como essas práticas podem promover o desenvolvimento de pessoas autônomas, fortalecendo sua capacidade de agir e se posicionar em suas trajetórias coletivas de vida.
Bibliografia:
AMARANTES, P. (1998) .Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil
AMARANTES, P. (2007) .Saúde mental e atenção psicossocial
AMARANTES, P ( 2001).Protagonismo e subjetividade: a construção coletiva no campo da saúde mental
AMARANTES, P. (2018) “De volta à cidade, sr. cidadão!”-reforma psiquiátrica e participação social: do isolamento institucional ao movimento antimanicomial
CASTORIADIS, C. (1987). – Castoriadis, C. Encruzilhada do Labirinto II . Psicanálise e sociedade I e II e Psicanálise e política. (EM PDF)
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
DEGGAN, P. E. Recovery, uma viagem do Coração. Atas da conferência internacional novos desafios na reabilitação de pessoas com doença mental| / coord. José Ornelas. – Lisboa : AEIPS, p. 63-81. 1999 novos desafios na reabilitação de pessoas com doença ..
AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial
http://www.aeips.pt › uploads › 2020/02 › actas
MACEDO, R. (2025) Marcadores sociais da diferença, interseccionalidade e saúde coletiva: diálogos necessários para o ensino em saúde. https://www.scielosp.org/article/sdeb/2025.v49n144/e9507/
MEIRA, F (2010). Castoriadis (o instituinte) e a instituição.
https://arquivo.anpad.org.br › diversos › eor1869
ONOCKO, R. (2014). Psicanálise e saúde coletiva: interfaces. (PDF)
ONOCKO, R. (2019). Saúde mental no Brasil: avanços, retrocessos e desafios