Mini currículo:
Bacharel e mestre em Filosofia (UFRJ e UERJ). Doutor em Filosofia pela Université de Nice (França) e em Literatura Comparada pela University of Georgia (EUA). Estágio pós-doutoral em estudos psicossociais na University of London, Birkbeck. Professor da UFRJ desde 2009. Psicanalista desde 2018.
Ementa:
A ideia é dar sequência ao curso do primeiro semestre e seguir aprofundando os estudos em torno da psicanálise de Winnicott em sua possível relação com outras vertentes, no que tange especificamente à questão da criatividade e do “brincar”.
Desta feita, buscarei focar em trabalhos artísticos que ajudem a iluminar a compreensão acerca de nossas dinâmicas psíquicas, mas que também apontem para deslocamentos subjetivos.
Conforme nosso “método”, já repisado anteriormente, tratar-se-á sempre de privilegiar diferenças entre abordagens e não tanto eventuais pontos de convergência.
Bibliografia:
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos contos de fadas (1976).
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica (1993).
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido (1969).
KOFFMAN, Sarah. L’Enfance de l’art: une interprétation de l’esthétique freudienne (1970).
RANK. Otto. Art and Artist: creative urge and personality development (1932).
WINNICOTT, D.W. O Brincar e a realidade (1971).
WRIGHT, Elizabeth. Psychoanalytic criticism: theory and practice (1984).