Mini currículo do ministrante:
Susan Guggenheim é psicanalista, doutora pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Exerceu supervisão clínica no Instituto de Psicologia da UERJ, coordenação e supervisão na Residência em Psicologia Clínica. Atua como psicanalista em consultório privado. Psicanalista pela Formação Freudiana, com participação na Escola Brasileira de Psicanálise.
Ementa:
Abordaremos neste semestre as possibilidades do sujeito se posicionar diante da sexualidade, tendo como referência o falo.
O Seminário XX de Lacan, Mais, ainda (1975) desenvolve questões da relação do sujeito contemporâneo com o gozo e com o outro, os objetos como signos de desejo e as fórmulas da sexuação.
São diversas as possibilidades da dimensão amorosa, onde cada um, diante de sua subjetividade e da contingência dos encontros possíveis, traça seu estilo, seus sintomas. Estes poderão ter a escuta do psicanalista na clínica.
A psicanálise atua na direção da diminuição do sofrimento deste corpo único, que nos fala de sua história, trauma, sonhos e desejos.
Bibliografia:
Lacan, J. Seminário, livro XX, Mais, ainda, 1975. Ed. Zahar.
Safatle, V. Introdução a Jacques Lacan, 2017. Autêntica.
Serão introduzidos alguns textos na medida da necessidade e demanda da turma, para melhor esclarecimento dos temas abordados.