Curso livre “Psicanálise e Cotidiano”

Introdução
Em consonância com as novas diretrizes da área de comunicação da Formação Freudiana cujo objetivo é oferecer conteúdo de qualidade que possa fortalecer os laços entre a instituição e seu público virtual, oferecemos, a partir de hoje, o curso livre “Psicanálise e cotidiano” gratuitamente em nosso canal do YouTube.
Essa atividade, projetada para ser conduzida online, foi originalmente criada como um curso de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e é fruto de uma parceria entre a IPIA – Comunidade de Pensamento e a Formação Freudiana. A coordenação geral esteve a cargo de Pedro Rocha de Oliveira, professor associado do Departamento de Filosofia da UNIRIO, Psicanalista e membro titular da Formação Freudiana.
O curso foi criado para todos que se interessam pela Psicanálise e sua ligação com os diversos campos de saber e pode ser assistido por qualquer pessoa, mesmo os não iniciados. Está dividido em dois módulos. O primeiro é composto de dezessete aulas e versa sobre os fundamentos da Psicanálise, dedicando-se a estudar, uma por uma, as “Conferências Introdutórias à Psicanálise”, publicadas por Freud em 1917, ilustradas por vinhetas clínicas e experiências do quotidiano. Todas as aulas serão ministradas pelo próprio Pedro Rocha de Oliveira.
A cada semana serão incluídas duas novas aulas.
Apresentação do curso
O interesse na teoria psicanalítica, desde muito cedo em seu desenvolvimento, transbordou os círculos terapêuticos que primeiro ocuparam-se dela. O papel central da sexualidade, a importância dos sonhos, as questões sobre sofrimento, satisfação de desejos e moralidade, prazer e desprazer, chamaram a atenção do público geral, com o qual Sigmund Freud soube comunicar-se muito bem. O criador da psicanálise preocupou-se em dar aos conhecimentos produzidos para responder aos desafios clínicos a forma de uma teoria geral do funcionamento psíquico, da qual, então, extraiu uma concepção da natureza humana.
Demonstrando que, em matéria de psiquismo, há apenas uma distância muito estreita entre a “saúde” e a “doença”, Freud aplicou suas descobertas a questões da história da arte, da antropologia, da filosofia, da religião, do comportamento de massas. Dialogou com grandes nomes das artes e das ciências e, construindo ao seu redor um movimento teórico ao mesmo tempo sólido e multifacetado, logrou, ainda em vida, firmar a psicanálise como uma referência cultural, enraizando as questões a respeito do inconsciente no imaginário popular.
Por um lado, Freud reconhecia o caráter anti-intuitivo de muitas das descobertas psicanalíticas, e estava convencido de que encontrariam no público em geral intensa resistência. Por outro, foi um empolgado e competente divulgador de suas ideias, ao mesmo tempo modesto e zeloso, pois estava convencido de que aquilo de que a psicanálise se ocupava dizia respeito a qualquer um. Em vários de seus escritos, salta aos olhos sua intenção desbravadora de, revelando os alicerces obscuros – muitas vezes violentos e repressivos – da sociabilidade humana, tornar-nos intelectualmente e psiquicamente mais permeáveis às vivências intensas, às verdades profundas, às vezes desagradáveis, por trás de nosso funcionamento subjetivo e de nosso comportamento civilizado.
É confiando nesse conteúdo de interesse geral da obra de Sigmund Freud, e daqueles que com ela dialogaram, que propomos um seminário de estudos de teoria psicanalítica. Nosso objetivo é introduzir os conceitos psicanalíticos fundamentais através de aulas on-line, gratuitas e abertas ao público, a serem realizadas semanalmente. Nessas aulas, será promovido um encontro com textos-chave da tradição psicanalítica, que serão analisados e apresentados expositivamente. Tratando-se de um curso livre, não é exigido conhecimento prévio nem formação específica para participar.
Programação primeiro módulo
Aula 1(parte A): Panorama geral
Aula 2 (parte B): panorama geral
Aula 3: O caso Ana O.
Aula 4: Atos falhos e sonhos
Aula 5: Sonhos (continuação da aula anterior)
Aula 6: O sentido dos sintomas
Aula 7: Trauma, resistência e repressão
Aula 8: A sexualidade humana
Aula 9: Desenvolvimento da libido
Aula 10: Neurose e regressão
Aula 11: Desenvolvimento do eu, etiologia
Aula 12: Revisão / Formação dos sintomas
Aula 13: Formação dos sintomas (continuação da aula anterior)
Aula 14: O estado neurótico comum
Aula 15: A angústia
Aula 16: Narcisismo
Aula 17: Transferência, Terapia Analítica